Estatísticas

sábado, 16 de abril de 2011

Formato de arquivo ecológico que não pode ser impresso gera economia de papel

Seguindo alinhado com a nossa intenção de evitar desperdícios e preservar o Meio Ambiente, segue uma idéia que poderá ser utilizada com sucesso por todos:

A WWF, organização não-governamental dedicada à conservação da natureza, criou um novo formato de arquivo, que leva consigo o mesmo nome da organização.



Esta iniciativa leva o conceito "Save as WWF, save a tree" (Salve em WWF, salve uma árvore), mostrando a todos que o formato é bloqueado para impressões, o que traz economia de papel.

Para criar um arquivo ecologicamente correto, basta acessar o site oficial da campanha e fazer download do software, que lê e exporta tal formato.

O formato de arquivo, criado pela WWF, visa a economia de papel, evitando que mais árvores sejam derrubadas. Ele é simplesmente um arquivo em PDF que não pode ser impresso (bloqueado para impressão), mas que pode ser visualizado no computador sem problemas.

Além da questão ambiental aqui inserida, temos a redução de desperdícios com impressão excessiva/desnecessária, mas também há a possibilidade de usarmos esse software para gerarmos documentos que não desejamos realmente que sejam impressos, por exemplo, documentos enviados aos clientes, onde não queremos nem que eles os alterem, menos ainda que os imprimam.

Para participar é muito simples:

- Basta fazer o download do software gratuito;

- Instalar o programa no computador;

- Quando for imprimir o documento escolher a extensão de arquivo WWF.

Segue abaixo o link do site oficial da campanha, onde o software pode ser baixado.

http://www.saveaswwf.com/en/

Por Rogério Câmara
Coordenador da Engenharia da Qualidade e Desenvolvimento de Produto
Professor de Graduação em Gestão da Qualidade e Administração da Produção
Consultor em Técnicas de Engenharia, Qualidade, Marketing e Meio Ambiente


Nenhum comentário:

Postar um comentário