Estatísticas

domingo, 7 de novembro de 2010

"Um carro para cada bolso e finalidade"

A célebre frase acima pertence a um dos maiores gênios do universo automotivo: Alfred Pritchard Sloan Jr (23 de maio de 1875 – 17 de fevereiro de 1966). Nascido em New Haven, no estado de Connecticut. Ele se graduou em Engenharia Elétrica pelo MIT em 1895.



Cover of Time Magazine (December 27, 1926)

Sloan foi o CEO e presidente da General Motors de 1923 a 1956, sendo que muito do mercado automotivo tal como o conhecemos hoje foi inventado por esse grande nome da história automotiva mundial. De fato este homem possuía uma visão de Marketing fantástica e suas iniciativas ainda estão em voga até os dias atuais.

Enquanto Henry Ford criou o sistema de produção em massa, Sloan inventou o sistema de venda em massa. O conceito de se segmentar a linha de veículos de acordo com as necessidades dos consumidores partiu dele, ou seja, ele segmentou o mercado e criou uma linha de produtos para cada segmento. Isso foi um enorme avanço para a época, pois antes não havia opções de modelos e nem de cores, tanto que se atribui a Henry Ford a frase “cada consumidor pode comprar um Ford T da cor que quiser contanto que seja preto”. Sloan quebrou esse paradigma e com isso surgiram diversas opções de modelos automóveis: esportivos, utilitários, compactos, entre outros. Cada um concebido para atender as necessidades de um segmento específico.

Dono de uma visão estratégica de marketing genial, ele criou ainda o conceito de ano-modelo, onde a cada ano os veículos sofriam alterações, fomentando assim o desejo de compra dos consumidores e, como se não bastasse, é de sua obra a popularização do financiamento para a compra de veículos.

Com mérito, para muitos Sloan é apontado como o criador do Marketing Automotivo, sendo reconhecido como um gênio acima do próprio Henry Ford. Opiniões a parte, o fato é que até então as montadoras produziam somente aquilo que elas julgavam ser o que seus clientes precisavam (mas não o que eles realmente queriam).

Sem dúvida esse grande homem foi fundamental para construir a General Motors tal como a conhecemos hoje: uma das maiores empresas do mundo. Isso ocorreu não apenas porque ele era um excepcional gestor, mas também porque possuía uma visão de negócio voltada para o mercado, enquanto seus concorrentes possuíam uma visão focada exclusivamente para seus processos internos, sem enxergar as necessidades de seus clientes.

Todas estas iniciativas desenvolvidas por Sloan foram o meio criado por ele para que a GM pudesse superar a dificílima situação econômica instalada nos Estados Unidos no início dos anos 20 e que culminou na Grande Depressão no final da mesma década. Com ele a frente da empresa, a General Motors não apenas venceu a crise, como saiu ainda mais fortalecida.

Para que se tenha noção da importância de Sloan, uma das faculdades mais importantes do mundo especializada em Gestão de Negócios leva o seu nome: A MIT Sloan School of Management. Ela é uma das cinco faculdades do Massachusetts Institute of Technology, localizado em Cambridge, no estado norte-americano de Massachussets e conduz pesquisas nas seguintes áreas: finanças, empreendedorismo, marketing, planejamento estratégico, economia, gerência de cadeia de suprimentos, tecnologia da informação, entre outros. Caracterizada por seu rigor investigador e seu perfil internacional (seus estudantes e professores representam mais de 60 nacionalidades). MIT Sloan começou em 1914 como o programa de gestão de engenharia dentro do departamento de Economia e Estatística. O Master em Gestão empresarial começou em 1925 (posteriormente mudar-se-ia seu nome pelo de MBA, Master em Gestão e Administração de Empresas). Em 1931 criou-se o programa MIT Sloan Fellows, o primeiro programa de educação para executivos no mundo.



Por Rogério Câmara
Coordenador da Engenharia da Qualidade e Desenvolvimento de Produto
Professor de Graduação em Gestão da Qualidade e Administração da Produção
Consultor em Técnicas de Engenharia, Qualidade, Marketing e Meio Ambiente

Rogerio Camara Pereira | Contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário